sábado, 21 de março de 2009

Casamento Junino

Que os casamentos se transformaram em mega eventos não é novidade pra ninguém, mas parece que as pessoas estão tomando gosto por celebrar seus votos incorporando cada vez mais a história pessoal do casal e dessa forma, o casamento temático acaba assumindo essa missão de transformar o evento em algo inusitado e especial não só para o casal, mas também para os convidados e seus familiares.

Nessa onda temática, já conversei com dois casais que querem aproveitar os festejos juninos e celebrar a sua própria festa. É claro que neste "casório" o pai da noiva não vai ter que correr atrás do noivo com uma espingarda em mãos, mas vários aspectos presentes culturalmente nessa festa, estão presentes nessa temática.

LOCAL
A começar pela escolha do local onde será realizado, o ideal é que seja em um campo, sítio, chácara, algo que remeta ao ambiente da festa.
Após a escolha do local, é importante que os convidados tomem conhecimento da informalidade que encontrarão, para não serem pegos de surpresa... não existe nada mais chato do que chegar a um lugar e sentir que não está adequadamente trajado para o ambiente.

CONVITES
Os convites devem transparecer essa informalidade. Pode ser usado cores mais fortes, papéis artesanais também remetem ao clima do evento, detalhes em xadrez são bem-vindos, desde que discretos e que não destoem de todo o resto da festa. Quanto ao texto nada de cunvidá cumpadre e cumádi... bom senso nunca é demais.

TRAJE
Sobre o traje de padrinhos e madrinhas, como a festa pede algo mais informal, fique atento também sobre o horário, se for mais cedo, até às 17h, as madrinhas podem escolher cores mais claras e vestidos longuetes, os padrinhos mantém o terno escuro e camisa clara. Para a noiva um vestido mais leve, sem detalhes de pedrarias e outros, menos e mais, principalmente neste caso. Para o noivo terno e gravata escuros, mas é interessante que esteja valorizado e diferenciado dos demais. O buquê pode levar flores do campo, delicadas e graciosas.

FESTA
A animação da festa deve seguir esse clima mais junino, não precisa ter quadrilha e tal, mas o cerimonial pode buscar alternativas alegres que envolvam os convidados. Se o casal gostar e puder pagar, pode ser contratado um grupo de MPB com uma tendência mais regional, algo que cresça ao longo da festa. Dá até pra arriscar um arrastapé com os convidados.

CARDÁPIO
Quanto ao cardápio, neste sim dá pra "nadar de braçada", nossa culinária junina é deliciosa e vasta. O buffet pode iniciar o serviço com ramequins de escondidinho de carne seca. Antes do jantar pode ser servido um caldo verde ou de feijão (se o clima estiver mais frio), também pode ser servido alguns salgados como bolinho de mandioca, pasteiszinhos.
Se caso houver o jantar, alguns pratos mais substanciosos podem fazer parte como: arroz temperado (uma galinhada mais light), um prato de carne assado e salada a gosto. Lembrem-se de ter um prato mais leve para pessoas que com dieta alimentar. Os doces é que ganham status de atração marcante neste cardápio, assim uma bela mesa de doces pode ser montada com direito a compotas caseiras que dão um aspecto bonito para a mesa, além de serem deliciosas. Doces como: doce de leite, canjica, não podem faltar. Outra boa ideia são os bombons recheados de amendoim e paçoca. Os doces de compotam podem ser servidos com frutas na mesa. Também é recomendado oferecer uma versão light e diet do que está servindo.

DECORAÇÃO
A decoração tende a ser mais alegre e colorida, cores e flores vibrantes são recomendadas... dias desse inclusive eu vi em um blog uma decoração toda em girassóis... ficou lindo e elegante. Outras flores sugeridas são: gérberas e margaridas que devem ser contrastadas com o verde. Mas repito: bom senso e equilíbrio são fundamentais, se usar cores fortes, mantenha uma harmonia no tom das flores. Quanto às toalhas dê preferência para os tons claros, próximo ao branco, para dar suavidade ao espaço. Para os lounges: cadeiras e poltronas de junco darão um ar sofisticado e aconchegante, vasos com cizal, pufs revestidos de chita e juta também farão uma bela composição para o ambiente.

BEM-CASADO
Para a lembrancinha o tradicional bem-casado pode levar o recheio de goiabada e ser embrulhado em papel /tecido xadrez.

Se a escolha for por fazer um casamento junino, procure harmonizar e abusar do equilíbrio, dessa forma, certamente você terá uma festa inusitada e, que bem feita, ficará na memória de todos, como uma divertida recordação.

6 comentários:

Maria da Luz - Lembrancinhas Personalizadas disse...

E para as lembrancinhas de casamento junino:

http://www.mariadaluz.com.br/loja/product_info.php?products_id=476.

Anônimo disse...

Penso em fazer um casamento junino e adorei o blog... Dentre muitos que visitei, esse foi o melhor pois dá bastante idéias.

Casamento e Afins disse...

Meninas, sorry... não havia visto a mensagem de vocês, mas ainda em tempo, agradeço o recadinho.

Maria, obrigada pela dica.

Rôh, que bom que gostou. Caso precise entre em contato pelo: fernanda_wedding@yahoo.com.br

Aldianne Marques disse...

Krida amei seu blog e jah esto te seguindo!!! amei esse post pretendo fazer meu casamento temático... vlw muito as dicas!!!

Vou montar um post sobre o casamento junino, depois deixe uma dicas lah!!!
bjo

Aldy

michele disse...

Vou me casar em 2012 com um casamento junino.Gostaria de ideias para convite e traje dos padrinhos e convidados.O local será em sítio.Obrigada michele

Anônimo disse...

Michele
Fiz um casamento junino para a minha filha em julho, se quiser sugestões me escreva nicoletti@glmturismo.com.br
Nicoletti