segunda-feira, 23 de março de 2009

Trilha sonora, use com moderação

Quando uma história é contada com trilha sonora fica bem mais emocionante. A melodia e a intensidade da música determinam e estimulam emoções.
Pense agora o que seria de um casamento sem música, ou melhor, sem um som ordenado que conduzisse nosso coração.
Imagine uma noiva entrando pela nave central sem o vibrante tam tam tam... tam tam tam... ou algo tão vibrante quanto...iria ser bem sem graça.
Por isso, a escolha do repertório da cerimônia deve ser muito bem pensado e discutido. A forma mais indicada é receber orientações de bons profissionais que fazem isso todo tempo. Eles certamente tem um vasto número de músicas adequadas para cada momento.
Claro que esses bons profissionais irão fazer o máximo para atender suas expectativas e respeitar os seus desejos, mas novamente bom senso nunca é demais, por isso é bom ouvir as orientações que eles têm a dizer.

Nesta hora tão especial da vida do casal, vocês podem se deixar levar pela emoção, mas sem abusos, eu me explico... Outro dia um grande amigo meu que é padre veio se queixar comigo de um casal que discutiu com ele, pois estavam insistindo que queriam que tocasse na hora dos cumprimentos a música "Entre tapas e beijos", a justificativa deles era que a música seria só tocada e não cantada... Mas gente... Pode uma coisa dessas?
Primeiro, mesmo não tocada essa música é extremamente popular e sem querer você passa a cantar mesmo que mentalmente. Segundo, é um absurdo você cumprimentar seus pais e seus padrinhos tendo como refrão da música algo como: " entre tapas e beijos é ódio e desejo é sonho e ternura", que coisa mais sem pé e sem cabeça... Terceiro, eu não tenho nada contra a dupla Leandro e Leonardo, mas vamos combinar, essa música é completamente inadequada para uma cerimônia religiosa.

Outra vez uma noiva queria porque queria que tocassem a música do Titanic na hora das alianças... Meninas, Hellooooo! Antes de mais nada, leiam a letra, entendam a mensagem da música, ela (música) fala de alguém que já não estava lá... e outra, vocês conhecem o filme né? Então, o navio afunda e o mocinho morre no final, que coisa mais triste para um momento que deve ser tão sublime. Entendo que o casal havia se conhecido quando esta música estava no auge, mas modismo passa e a recordação do seu casamento fica para sempre, por isso, moderação.

Existe pelo menos uns 500 anos de músicas clássicas maravilhosas, mas se for optar por um repertório popular, consulte antes o celebrante, a própria igreja e os profissionais que estão lhe assessorando e nunca, nunca mesmo, se esqueçam do bom senso, este nunca falha.

Banco de imagens: www.corbis.com

Nenhum comentário: