sexta-feira, 20 de março de 2009

Curiosidades sobre o casamento

Como é de conhecimento, o casamento é um ritual que está presente desde os remotos tempos na cultura do mundo. Interessado em saber um pouco mais seu significado? Eu também... por isso, fiz uma pequena pesquisa pela net para saber um pouco mais sobre os ritos relacionados ao casamentos. Configura abaixo.

Cerimônia do casamento
Segundo a fonte abaixo, a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga. Todo ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Lua de mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".

Buquês e seus Significados
Os primeiros buquês de noivas incluiam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

Padrinhos Guarda-costas
A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.

Chá de cozinha
Conta a história que existia um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.

Posição da noiva e noivo
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada. (ataque de dragões... essa é demais!)

Aliança
O uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração. Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.
A aliança também é marca da união de Deus com o casal, um arco infinito que une a vida de ambos a Deus para sempre.

Vestido branco da noiva
Contam que o vestido branco para o casamento veio, ao mundo moderno, da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert.

Véu de noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.

Por que as pessoas se casavam?
Para esposar um dote (meio honroso de enriquecer) e para ter filhos legítimos que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos... nada romântico, ?!


Fonte: www.quediaehoje.net/curiosidades/casamento_curiosidades.asp

Nenhum comentário: